Aprenda a criar aplicativos para o iPhone em um curso prático usando ferramentas e recursos avançados da plataforma.
Aprenda como usar as principais ferramentas e APIs do iPhone SDK para desenvolver aplicativos profissionais.
Através de um projeto básico nossos alunos aprendem a criar um aplicativo desde o início. Os tópicos previstos para o projeto são:
· Introdução ao Objective-C: Objective-C é uma linguagem de programação orientada a objetos que você usa para escrever aplicativos para o iPhone.
· Xcode e Interface Builder: Xcode é o ambiente de desenvolvimento (IDE) utilizado para desenvolver aplicativos para o iPhone e para o Mac OSX. O Interface Builder é a ferramenta visual utilizada para fazer o design da interface de seu aplicativo. Você aprenderá a trabalhar com as duas ferramentas com mais eficiência.
· Cocoa Touch é uma série de bibliotecas (API) orientadas a objetos utilizadas na criação de aplicativos que rodam no iPhone e iPod Touch. Cocoa Touch é baseado no Cocoa que engloba vários padrões de design também utilizados na programação para o Mac. Entender esses padrões é essencial para se tornar o desenvolvedor competente de iPhone. Você aprenderá sobre os benefícios de design Model View Controller (MVC), delegação, notificações e outros padrões do Cocoa Touch.
· Views e seus controladores: Views (telas) representam a interface do usuário com a sua aplicação e todos os aspectos dinâmicos de um View são controlados por seus controladores. Os ViewControllers são a centro do design do Model View Controller. Você aprenderá como desenhar views e conectar com ViewControllers, ações e objetos.
· Navegação: usabilidade eficiente e consistente são essenciais em um aplicativo para aparelhos móveis. Você aprenderá a como usar as barras de navegação e a barra de tabs do iPhone para melhorar a experiência do usuário.
· Tabelas: o Table View é o recurso central da maioria dos aplicativos de iPhone como a lista de endereços. Você aprenderá a organizar seus dados em tabelas, inserir e remover dados da tabela, e navegar entre tabelas usando o Navigation Controller.
· Input do Teclado: O teclado virtual é único ao iPhone e é importante que seu aplicativo seja o mais simples possível de digitar texto. Você aprenderá a usar o conceito de delegates para implementar e administrar o teclado virtual para uma experiência de uso ideal.
· Dados persistentes: Como armazenar informações do seu aplicativo no iPhone do usuário. Você aprenderá a mexer com XML, SQLite e PropertyLists para ter um aplicativo com dados persistentes.
· Desenhos e Gráficos: Gráficos são um elemento muito importante na interface de seu aplicativo. Imagens estáticas servem somente até um certo ponto. Diferencie o seu aplicativo do resto aprendendo a criar telas customizadas usando o Core Graphics.
· Eventos de Toque: Faça proveito da tela de toque aprendendo a lidar com os eventos de toque (cliques) e administrar eventos de multi-toque.
· Fotos: Personalize seu aplicativo aprendendo a pegar fotos e video da biblioteca e a câmera do usuário.
· Network: Estenda o alcance de seu aplicativo aprendendo como comunicar com web services externos.
1. Introdução ao Mac - teclado, janelas, e short-cuts.
2. User Interface do iPhone - objetos e conceitos particulares ao iPhone.
3. iPhone SDK - Xcode, Interface Builder e iPhone Simulator
4. Objective-C e orientação a objetos - sintaxe, conceitos e utilização- Exercício
5. Botão troca texto, cor de fundo e troca a imagem
6. Variáveis de classe - contando quantas vezes usuário clicou no botão
7. Slider e switch controlando alpha da imagem - dois objetos chamando o mesmo método
8. Input de texto com teclado - delegate e responder
9. Exercício - dois inputs de texto - um para pegar imagem do bundle e de uma url
10. Picker view - delegate e datasource
11. Exercício - picker para mudar fotos
12. Subviews - adicionando outro objeto na tela na mão
13. Chamando outros views com view "modal"
14. Exercício - abrir outra janela
15. Passando valores entre views - properties
16. Navigation Controller - adicionando um novo em um aplicativo com um só
17. ViewController
18. Novo viewController com Xib file - chamando um novo view com o Navigation Controller
19. Tab Bar - varios controladores dentro de uma barra
20. Exercício - montar TabBar application chamando novos views
21. TableViewController e TableView dentro de um outro ViewController
22. TableView - métodos do DataSource e Delegate
23. Populando a tabela com Arrays
24. NSDictionary - o conceito e implementação em um tableView
25. PropertyList - criando dados via XML
26. NSUserDefaults - salvando dados
27. Videos
28. GPS e bússola
29. Acelerômetro
30. Mapa simples
31. Mapa com pinos customizados
32. Web view
33. Projeto individual: juntando os serviços
SQLlite3 - manipulando um banco de dados local
1. aprendemos a criar um BD para uso no iPhone
1. simples exemplo de comunicação entre dois aparelhos
NSThread - processos em paralelo
1. processamento no background em threads separadas
Delegate e protocol
1. Como fazer o seu próprio delegate e protocolo de comunicação entre objetos
Web Services
1. Acesso a webservices
2. Parse de XML
Apple Push Notification - overview e implementação
1. aprendemos a implementar uma aplicação no iPhone capaz de receber push notifications
2. mostramos uma implementação de servidor para push notifications
Memória
1. como detectar e eliminar perdas de memoria na sua aplicação.
2. Evitando leaks e allocations
Conhecimento básico em lógica de programação ou programando em Object-C.
Nossos alunos desenvolverão um pequeno aplicativo ao final do curso e poderão publicá-lo no APPStore.